Ilídio Macaringue
-
Nascido na cidade de Maputo, Moçambique, em 1976.
-
Doutor e Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras, com enfoque para a Linguagem, Cultura e Identidades pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE- Brasil).
-
MBA em Educação Híbrida.
-
MBA em Inovação e Aprendizagem Ativa pelo Centro Universitário UniAmérica (UNIAMÉRICA-Brasil).
-
Pós-Graduado em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade de Aveiro (UA- Portugal).
-
Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM- Moçambique).
-
Atualmente, sou Diretor de Qualidade, Pesquisa e Extensão na Universidade Wutivi (UniTiva), de Moçambique, onde também sou professor. Igualmente, sou coordenador do Centro de Altos Estudos Afro-Brasileiros (CEAB) na UNIAMÉRICA, onde também fui professor de Estudos Afro-Brasileiros e Relações Étnico-Raciais (2017-2020).
-
Fui professor na Universidade Pedagógica de Moçambique (Delegação da UP-Maxixe), durante 10 anos. Sou autor dos livros Políticas Linguísticas e Nacionalização do Português de Moçambique (Epígrafe, 2014) e Políticas Linguísticas e Políticas Educacionais em Moçambique: Prefiguração e Performatização de Identidades (Epígrafe/ Sagaz, 2021).
-
Sou pesquisador interdisciplinar nas áreas de Políticas Linguísticas, Políticas Educacionais, Linguística Aplicada, Linguística Comparativa do Português, Estudos Culturais, Estudos Pós-Coloniais, Análise Crítica do Discurso, Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa e Historiografia Africana e Afro-Brasileira.
-
Fui jornalista, locutor de rádio e apresentador de televisão na Rádio e Televisão Klint (RTK).
-
Para além de atividades acadêmicas, sou ativista social na área de empreendedorismo e desenvolvimento humano sustentável. (Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/2759695509314531
https://www.facebook.com/ilidio.macaringue