Inteligência de Alto Impacto Evolutivo
MANIFESTO
A existência
A vida de cada ser humano em nosso planeta representa uma oportunidade extraordinária de evolução, não somente para a pessoa, mas para o todo. E o mesmo vale para as comunidades e as organizações que criamos. Quando nos tornamos conscientes dessa realidade e compreendemos como agir nesse sentido, abrimos uma perspectiva de vida e de carreira alinhada à nossa essência mais profunda e verdadeira.
O Programa Inteligência de Alto Impacto Evolutivo (IAIE) emerge, assim, ao modo de uma metodologia voltada para o desenvolvimento consciencial individual e organizacional com base no aqui-agora multidimensional. Isso significa integrar as várias dimensões (ou estados) de manifestação da consciência humana no trinômio pensamento-sentimento-energia - Teoria do Pensene (Vieira, 1994, páginas 388-389). Na prática, o programa se destina a desvendar, estimular e expandir a inteligência evolutiva nos seres humanos e, consequentemente, nas organizações.
O que oferece na prática?
Para as pessoas, o Programa IAIE visa aproximá-las de sua essência, de seu parapsiquismo assistencial, e de sua trajetória evolutiva nessa vida, ou seja, de seus objetivos existenciais. Para as organizações, o programa se destina a estimular a evolução do negócio no mesmo sentido, de forma alinhada a sua efetiva contribuição para o todo. Isso significa agir com discernimento ético, impacto, gestão e liderança voltados para a melhor qualidade de ambientes e do bem-estar dos seres envolvidos, em termos grupais e sociais sem fronteiras.
Dessa forma, o programa propõe a conformação de uma rede global consciente e inovadora, com visão multidimensional e ética universal, na direção de uma economia mais interassistencial e sustentável com foco na reurbanização planetária. Torna-se possível esta meta por meio da renovação para melhor da cultura pessoal e organizacional em todos os setores e estilos de vida.
Por que esse programa emerge agora?
Desde a segunda metade do século XX, encontramos com mais profusão diferentes atores sociais, estimulados pela aceleração do conhecimento humano nas últimas décadas, e dedicados a integrá-lo para transcender a compreensão segmentada, lacunada e limitada sobre o objeto de investigação mais complexo na atualidade: a consciência humana. Mais do que isso, a consciência e sua inter-relação nas sociedades humanas, o sentido da vida e os mecanismos e leis de funcionamento do Cosmos, com o qual todos interagimos e integramos, de modo visível ou invisível aos olhos humanos, mas, sempre paraperceptivo. Entre esses atores encontramos empresários, empreendedores inovadores, pesquisadores e cientistas de diferentes áreas do conhecimento, estudantes, além de movimentos locais e globais.
O excesso do racionalismo na busca do conhecimento tem eclipsado a nossa capacidade de aprender pela experiência. Por esse motivo, o Princípio da Descrença (Vieira, 2005, páginas 2004-2006) é tão relevante em nossa era. Há pessoas lúcidas que preferem saber a crer. E, de fato, na era da inovação e da disrupção criativa, o mais importante é se permitir perceber, ter as próprias experiências, estar aberto a conhecer e testar novos paradigmas que permitam o estudo e a expansão da consciência sobre:
-
nós mesmos;
-
o que realmente vale a pena priorizar;
-
como conviver e exemplificar pró-evolutivamente;
-
em que investir nosso tempo e energias.
Essa abertura à experimentação favorece a aceleração da maturidade evolutiva integrada de indivíduos, grupos e organizações. Essa maturidade tem como benefício a produção de impacto intrapessoal e coletivo na promoção da interassistência sem fronteiras aos seres em evolução, ao transcendermos crenças e limites humanos, territoriais, o tempo (Zeitgeist) e esta dimensão.
A Inteligência Evolutiva
A aceleração dessa maturidade é possível por meio do desenvolvimento estratégico da Inteligência Evolutiva. Podemos imaginar um mundo onde as pessoas conseguiriam olhar e agir evolutivamente, com base numa ética cósmica e gestão de riscos além da curva propiciada pela prospectiva convencional. Isso certamente contribuiria na melhoria da qualidade de vida de todos os seres em evolução em nosso planeta.
Ação e reação integram o maximecanismo cósmico. Mais pessoas lúcidas, proativas, com qualidade de intenção e vontade em aprender e aplicar sua inteligência a favor da humanidade farão a diferença na reciclagem das energias dos ambientes e culturas.
Isso quer dizer que eu, você e todos que possuem a convicção íntima de que vieram a este planeta para aprimorar seu autodiscernimento evolutivo e contribuir na prática para a renovação da cultura global tem a oportunidade de unir esforços inclusivos na geração de um legado acolhedor e transformador para as futuras gerações.
“Quanto mais evoluída a consciência, menores se tornam as distâncias para ela no Cosmos” (Waldo Vieira, 2014).
Com as melhores e mais fraternas energias,
Mariangela, Paulo e as equipes da Parimpacto - Go beyond the borders e da We.Flow - Together for a Better World.